Get Adobe Flash player

Linhas de Pesquisa

O curso de pós-graduação do Hospital de Câncer de Barretos apresenta cinco linhas de pesquisas específicas relacionadas a oncologia:

 

1- Biologia Tumoral 

Essa linha visa integrar os recentes conhecimentos que identificam diversas vias de sinalização molecular intra e extracelulares e explorar os potenciais benefícios de se interferir, estimular ou inibir as cascatas de sinalizações promotoras de transcrição e as vias produtoras de proteínas. Pretende-se ainda investigar potenciais alvos terapêuticos conseqüentes às ações mencionadas e avaliar as respostas terapêuticas derivadas de ensaios que contemplem esses objetivos.

 

2- Cuidados paliativos e qualidade de vida

Consiste em uma proposta de avaliação de fatores e medidas que possam determinar atendimento humanizado e, por conseguinte, a melhoria na qualidade de vida de pacientes portadores de câncer. A linha de pesquisa irá analisar fatores como atraso de diagnóstico, tipos, complicações e seqüelas dos tratamentos e sua associação ao desenvolvimento da doença e validação de instrumentos para a mensuração nestes temas.

 

3- Epidemiologia clínica e molecular em oncologia

Linha de pesquisa voltada para a epidemiologia do câncer, com enfoque na incidência, prevalência, fatores de risco para desenvolvimento da neoplasia, modalidades diagnósticas, medidas de intervenção levando ao diagnóstico precoce com impacto no estadiamento e aprimoramento de políticas de saúde pública. Intervenção em fatores de risco para o câncer, análise de fatores de risco, medidas terapêuticas com impacto no tratamento, recorrência e prognóstico de pacientes portadores de câncer, também são temas que abrangem essa linha de pesquisa.

 

4- Fatores Ambientais e Câncer

Os fatores ambientais, de modo geral, incluem eventos relacionados ao modo de vida (consumo de tabaco e álcool), tipo de alimentação, condições de trabalho, medicamentos, hormônios, radiações, vírus, bactérias, agentes químicos, poluição do ar e a água. A exposição a muitos desses fatores estão intrinsecamente ligados a ocorrência de câncer nas populações expostas. Esta linha de pesquisa busca avaliar as interações desses fatores ambientais e suas implicações na carcinogênese. Pretende-se avaliar o risco de câncer frente à incidência de determinados fatores ambientais, e contribuir com políticas públicas de ações preventivas.  Além disso, pretende-se encontrar elementos que possibilitem discutir a aplicação de estudos que elucidem as vias moleculares inerentes aos mecanismos de carcinogênese relacionados aos fatores de risco de natureza ambiental.

 

5- Cirurgia Experimental e Minimamente Invasiva

O Hospital de Câncer de Barretos é pioneiro na inovação tecnológica no campo da cirurgia minimamente invasiva oncológica, dispondo de cirurgia laparoscópica em todas as áreas da cirurgia oncológica. Recentemente foi introduzida mais uma opção inovadora na área da cirurgia oferecendo cirurgia robótica. Essa técnica cirúrgica apresenta uma opção tecnológica altamente segura. A apresentação visual é em 3D de alta resolução, o que oferece ao cirurgião uma percepção visual semelhante à cirurgia aberta. A grande vantagem é que as incisões são muito pequenas em relação à cirurgia aberta. Isso que poderá favorecer a recuperação pós-cirúrgica dos pacientes com clinicamente debilitados e que necessitam de cirurgia radical. As incisões pequenas permitem tempo de recuperação mais rápida e tratamento adjuvante com radio e quimioterapia mais precoce, interferindo de maneira decisiva na possibilidade de cura destes pacientes. Já foram capacitados para o procedimento mais de trezentos cirurgiões da América Latina em laparoscopia em nosso centro hospital. Contamos com centro cirúrgico dotado de salas inteligentes de última geração, com capacidade para abrigar e desenvolver cirurgia robótica tanto no âmbito assistencial quanto experimental, além de podermos agregar pesquisas associadas aos efeitos de co-morbidade e desenvolvimento metodológico em todas as áreas da oncologia.

Última atualização (Seg, 12 de Setembro de 2011 13:26)