Paciente IEP Institucional
Home   >>>   Efeitos Colaterais   >>>   Infecção
 
Câncer Colorretal (Cólon, Reto e Intestino Grosso)
Câncer de Bexiga
Câncer de Cabeça e Pescoço
Câncer de Esôfago
Câncer de Mama
Câncer de Pele
Câncer de Próstata
Câncer de Pulmão
Câncer de Pâncreas
Câncer de Pênis
Câncer de Rim
Câncer de Testículo
Câncer de Tireóide
Câncer de Vulva
Câncer de Útero
Câncer do Estômago
Câncer do Fígado
Leucemia
Linfoma
Músculo-esquelético
Osteossarcoma
Retinoblastoma
Tumores da Família Ewing
Tumores de Sistema Nervoso Central (SNC)

Efeitos Colaterais: Infecção

Alguns tipos de quimioterapia fazem com que o corpo não consiga produzir suficientes glóbulos brancos (leucócitos) que são as células encarregadas de combater as infecções.

Existem vários tipos de glóbulos brancos, por exemplo, linfócitos, monócitos, basófilos, eosinófilos e neutrófilos. Os neutrófilos durante o tratamento quimioterápico podem alcançar valores baixos, isso se denomina neutropenia. Em caso de apresentar neutropenia no exame de sangue é importante que fique atento a qualquer sinal de infecção. Verifique por exemplo se sua temperatura está normal ou se apresenta febre, em caso de febre comunique a seu médico para que ele possa orientar acerca do que deve fazer.

Orientações:

  • Lave as mãos sempre com água e sabonete, antes das refeições, após usar o banheiro, assuar o nariz, tossir, espirrar ou tocar animais.
  • Mantenha-se afastado de pessoas doentes, isso inclui pessoas resfriadas, gripadas, portadoras de sarampo ou catapora.
  • Mantenha-se afastado de crianças que receberam vacinas contra catapora ou pólio. Essas vacinas possuem vírus para ativar o sistema imunológico das crianças e assim criar defesas em elas.
  • Evite grandes grupos de pessoas, por exemplo, cinemas, estádios, igrejas, etc. Opte por freqüentar estes locais em horários alternativos ou escolha locais com menor fluxo de pessoas.
  • Tome cuidado para não cortar-se, evite o corte das cutículas dos dedos de pés e mãos, tenha cuidado ao manipular objetos cortantes e com ponta, faça a barba com um aparelho elétrico e evite a navalha ou lâminas de barbear.
  • Em caso de estar utilizando qualquer tipo de cateter ou sonda, verifique se não tem algum tipo de infecção, em caso de aparecer alguma secreção, vermelhidão, inchaço ou dor comunique seu médico para que ele determine exatamente se é ou não infecção.
  • Realize uma higiene bucal adequada sem ferir bochechas, gengivas e língua, não use enxágües bucais que contenham álcool, converse com seu médico para que veja a possibilidade de consultar um dentista antes do inicio da quimioterapia.
  • Cuide de sua pele evitando coçar-la lembre-se que as unhas podem arrastar agentes infecciosos. Não esprema os cravos.
  • Se eventualmente acontecer um corte limpe imediatamente com água e sabonete e use se for possível um anti-séptico, comunique a seu médico em caso que a cicatrização demore mais do que o costume.
  • Tome cuidado quando estiver perto de animais, tenha certeza que lavou as mãos depois de acariciar seu gato ou cachorro, além disso, não limpe a bandeja sanitária do gato, não recolha os dejetos do cachorro, nem limpe gaiolas de passarinhos ou aquários. Se eles estão acostumados a dormir na sua cama, esta na hora de mudar isso.
  • Ao ingerir alimentos lembre-se de lavar bem todos os vegetais e frutas, não coma peixes, mariscos, nem ovos crus, cozinhe bem todos os alimentos, sobre tudo as carnes, já que podem ter bactérias que potencialmente podem causar infecções.
  • Contate seu médico em caso de febre, calafrio, ou sudorese é importante que ele saiba exatamente se você teve algum desses sintomas.
 
Comunidade Contra o Câncer
Twitter Facebook Orkut YouTube Contato

Rua Antenor Duarte Villela, 1331 - Bairro Dr.Paulo Prata - CEP 14784-400 - Barretos -SP - 17 3321.6600
© 2012 - CliqueContraOCancer . Todos os direitos reservados