Paciente IEP Institucional
Home   >>>   Efeitos Colaterais   >>>   Anemia
 
Câncer Colorretal (Cólon, Reto e Intestino Grosso)
Câncer de Bexiga
Câncer de Cabeça e Pescoço
Câncer de Esôfago
Câncer de Mama
Câncer de Pele
Câncer de Próstata
Câncer de Pulmão
Câncer de Pâncreas
Câncer de Pênis
Câncer de Rim
Câncer de Testículo
Câncer de Tireóide
Câncer de Vulva
Câncer de Útero
Câncer do Estômago
Câncer do Fígado
Leucemia
Linfoma
Músculo-esquelético
Osteossarcoma
Retinoblastoma
Tumores da Família Ewing
Tumores de Sistema Nervoso Central (SNC)

Efeitos Colaterais: Anemia

O tratamento quimioterápico pode afetar às células do sangue como, por exemplo, os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas.

A anemia se apresenta quando os glóbulos vermelhos são afetados, isto ocorre por que a quimioterapia afeta a medula óssea que é onde se produzem os glóbulos vermelhos, sendo que são eles os que conduzem o oxigênio pelo corpo, é necessário que o coração trabalhe mais rápido. É por isso que a anemia pode apresentar-se com sintomas variados que incluem: aumento do batimento cardíaco, falta de ar, fraqueza, tontura e fadiga.

Dicas

  • Descanse, tente dormir 8 horas todas as noites e durante o dia veja a possibilidade de deitar e descansar 1 ou 2 vezes pelo menos durante 30 a 60 minutos.
  • Limite suas atividades, isto significa que você deve realizar somente as atividades realmente importantes.
  • Permita que outras pessoas o ajudem, familiares e amigos podem ajudar cuidando de seus filhos pequenos, fazer compras no supermercado, podem fazer-lhe companhia às consultas agendadas ou podem realizar alguma tarefa que requer esforço e que é melhor você evitar.
  • Siga uma dieta balanceada escolhendo alimentos que contenham todas as calorias e proteínas que seu organismo necessita. Tente manter o mesmo peso o maior tempo possível. É importante que converse com seu médico, enfermeira ou nutricionista da equipe para que eles possam lhe orientar sobre a dieta com a qual você mais se pode beneficiar.
  • Durante o tratamento quimioterápico seu médico solicitará que realize alguns exames de sangue com o intuito de saber como está a contagem de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Em algumas circunstâncias quando a contagem de glóbulos vermelhos está muito baixa, alguns pacientes necessitam fazer uma transfusão sanguínea. Além disso, seu médico pode receitar um medicamento que ajuda a produzir glóbulos vermelhos rapidamente e que tome suplementos de ferro.
 
Comunidade Contra o Câncer
Twitter Facebook Orkut YouTube Contato

Rua Antenor Duarte Villela, 1331 - Bairro Dr.Paulo Prata - CEP 14784-400 - Barretos -SP - 17 3321.6600
© 2012 - CliqueContraOCancer . Todos os direitos reservados