Paciente IEP Institucional
Home   >>>   Efeitos Colaterais   >>>   Náuseas e vômitos
 
Câncer Colorretal (Cólon, Reto e Intestino Grosso)
Câncer de Bexiga
Câncer de Cabeça e Pescoço
Câncer de Esôfago
Câncer de Mama
Câncer de Pele
Câncer de Próstata
Câncer de Pulmão
Câncer de Pâncreas
Câncer de Pênis
Câncer de Rim
Câncer de Testículo
Câncer de Tireóide
Câncer de Vulva
Câncer de Útero
Câncer do Estômago
Câncer do Fígado
Leucemia
Linfoma
Músculo-esquelético
Osteossarcoma
Retinoblastoma
Tumores da Família Ewing
Tumores de Sistema Nervoso Central (SNC)

Efeitos Colaterais: Náuseas e vômitos

Alguns tipos de quimioterapia podem causar náuseas e vômitos.

Náuseas e vômitos podem ocorrer durante o tratamento quimioterápico, imediatamente após ou ainda horas e até dias após a quimio.

Existem atualmente medicamentos que ajudam a prevenir o aparecimento de náuseas e vômitos, esses medicamentos se denominam anti-eméticos. É possível que seu médico prescreva este tipo de medicamentos e que você tenha que tomá-los antes da quimioterapia e alguns dias após o tratamento. Sempre consulte com seu médico acerca do que deve ou não tomar, ele decidirá o que é melhor para o seu caso.

Dicas

  • Uma maneira de evitar os vômitos é evitando as náuseas, para isso se recomenda consumir alimentos e bebidas de fácil digestão.
  • Planeje sua alimentação, algumas pessoas se sentem melhor quando comem antes da quimioterapia, outras preferem não comer nada, isso é muito variável, entretanto deve-se aguardar pelo menos uma hora após a quimioterapia para poder ingerir algum tipo de alimento ou bebida.
  • Consuma pequenas refeições, em lugar de comer 3 grandes refeições ao dia. Faça 5 ou 6 refeições pequenas. Não ingira muito líquido antes, nem durante as refeições e não deite imediatamente após a refeição.
  • Consuma alimentos e bebidas mornos e frescos, aguarde que os alimentos e bebidas quentes se esfriem e não consuma bebidas gasosas.
  • Evite alimentos e bebidas fortes como café, peixe, cebola ou alho ou alimentos que estejam muito quente, isso pode desencadear as náuseas e, por conseguinte os vômitos.
  • Antes do início da quimioterapia é bom que você relaxe, pratique alguma atividade que goste, por exemplo, meditar, ler um livro, escutar música, etc, isto fará que sinta menos náuseas.
  • Avalie com seu médico os medicamentos anti-eméticos, verifiquem se eles estão fazendo efeito ou não, comunique se apresentou náuseas e vômitos e por quanto tempo, mencione se vomitou logo após comer algum alimento, tomar alguma bebida ou se foi quando tomou algum medicamento.
 
Comunidade Contra o Câncer
Twitter Facebook Orkut YouTube Contato

Rua Antenor Duarte Villela, 1331 - Bairro Dr.Paulo Prata - CEP 14784-400 - Barretos -SP - 17 3321.6600
© 2012 - CliqueContraOCancer . Todos os direitos reservados