Paciente IEP Institucional
Home   >>>   Opções de Tratamento   >>>   Quimioterapia
 
Câncer Colorretal (Cólon, Reto e Intestino Grosso)
Câncer de Bexiga
Câncer de Cabeça e Pescoço
Câncer de Esôfago
Câncer de Mama
Câncer de Pele
Câncer de Próstata
Câncer de Pulmão
Câncer de Pâncreas
Câncer de Pênis
Câncer de Rim
Câncer de Testículo
Câncer de Tireóide
Câncer de Vulva
Câncer de Útero
Câncer do Estômago
Câncer do Fígado
Leucemia
Linfoma
Músculo-esquelético
Osteossarcoma
Retinoblastoma
Tumores da Família Ewing
Tumores de Sistema Nervoso Central (SNC)

Opções de Tratamento: Quimioterapia

O que é a quimioterapia?

Uma das opções de tratamentos mais importantes e comuns para o tratamento de câncer é a quimioterapia. Ela pode ser definida como a utilização de substâncias químicas para poder destruir, inibir, controlar ou neutralizar o crescimento das células tumorais.
 
Para o paciente ser candidato a receber quimioterapia, é necessária a consideração de uma série de fatores: a presença de doenças co-existentes, sua saúde, a capacidade de realizar o auto-cuidado, o tipo de tumor que ele possui e de sua localização no corpo. A forma e quais medicamentos serão utilizados para o tratamento também dependem da equipe médica e da situação do paciente, podendo ser utilizada a combinações de vários medicamentos ou a aplicação dos mesmos separadamente.
 
Quais os objetivos do uso da quimioterapia?
 
Os objetivos do tratamento dependem de qual estágio o câncer está:
  • Cura: A quimioterapia pode ser utilizada para destruir as células cancerígenas até que não seja mais possível detectá-las em seu corpo e/ou utilizada para impedir que o câncer recorra (recidiva).
  • Controle: É utilizada para que seja possível controlar o alastramento do câncer, a sua progressão, impedindo seu crescimento para outras partes e realizando a destruição de parte das células cancerígenas.
  • Paliativo: Quando o tumor já está em um estado muito avançado, ainda é possível utilizar-se da quimioterapia para melhorar os sintomas causados pela presença do tumor.
Independentemente dos objetivos terapêuticos, a quimioterapia pode ser utilizada em diferentes fases do tratamento, em conjunto com radioterapia ou a terapia biológica. Além disso, ela pode ocorrer antes da cirurgia e após a cirurgia e radioterapia. Elas são classificadas em dois tipos:
 
  • Terapia neo-adjuvante – Recebe esse nome por ser realizada antes do tratamento definitivo ou localizado, (cirurgia, e menos frequentemente radioterapia), com o intuito de reduzir as dimensões do tumor e testar a sensibilidade da quimioterapia in vivo.
  • Terapia adjuvante – Método utilizado para destruir as células que ainda permanecem após o tratamento definitivo (cirúrgico ou radioterápico), reduzindo-se as chances de recorrência de doença.
 
 
Comunidade Contra o Câncer
Twitter Facebook Orkut YouTube Contato

Rua Antenor Duarte Villela, 1331 - Bairro Dr.Paulo Prata - CEP 14784-400 - Barretos -SP - 17 3321.6600
© 2012 - CliqueContraOCancer . Todos os direitos reservados