Paciente IEP Institucional
Home   >>>   Tipos de Câncer   >>>   Câncer de Pulmão
 
Câncer Colorretal (Cólon, Reto e Intestino Grosso)
Câncer de Bexiga
Câncer de Cabeça e Pescoço
Câncer de Esôfago
Câncer de Mama
Câncer de Pele
Câncer de Próstata
Câncer de Pulmão
Câncer de Pâncreas
Câncer de Pênis
Câncer de Rim
Câncer de Testículo
Câncer de Tireóide
Câncer de Vulva
Câncer de Útero
Câncer do Estômago
Câncer do Fígado
Leucemia
Linfoma
Músculo-esquelético
Osteossarcoma
Retinoblastoma
Tumores da Família Ewing
Tumores de Sistema Nervoso Central (SNC)

Câncer de Pulmão

01 - Como funciona o pulmão?

Temos dois pulmões: o direito, que é um pouco maior que o esquerdo, é dividido em três partes, enquanto o esquerdo é dividido em duas partes chamadas de lobos pulmonares. Portanto o pulmão direito tem os lobos superior, inferior e médio e o esquerdo os lobos superior e inferior.
 
O pulmão é um órgão parecido com uma esponja que se enche de ar e está alojado dentro da caixa torácica protegido pelas costelas. Semelhante a uma árvore os brônquios seriam os galhos com ramificações cada vez menores, conduzindo o ar até os alvéolos, que seriam as folhas. Cada uma dessas “folhas” tem espaços microscópicos, os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa. A troca gasosa permite a saída do gás carbônico produzido pelas células e a entrada do oxigênio existente no ar que respiramos, portanto, doenças pulmonares podem afetar esta troca e gás e causar a sensação de falta de ar chamada de dispnéia.

02 - O que é o câncer de pulmão?  

Entre todos os tipos de câncer existentes, o câncer de pulmão é um câncer muito frequente e altamente letal. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), sua incidência mundial sofre um aumento de 2% ao ano e no Brasil, somente no ano de 2010, foram estimados 27.630 casos novos (sendo 17.800 entre homens e 9.830 entre mulheres).  
 
Na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, o câncer de pulmão registra o segundo número de ocorrência oncológica entre o sexo masculino, perdendo somente para o câncer de próstata, porém é o líder em causas de morte por cânceres tanto para homens como para mulheres.
 
O câncer de pulmão é uma doença insidiosa não apresentando sintomas em suas fases iniciais, consequentemente o diagnóstico na maior parte das vezes é feito nos casos de doença avançada.  Porém este grave problema pode ser facilmente evitado simplesmente abandonando o hábito de fumar.
 
Saiba mais:
 
 
Comunidade Contra o Câncer
Twitter Facebook Orkut YouTube Contato

Rua Antenor Duarte Villela, 1331 - Bairro Dr.Paulo Prata - CEP 14784-400 - Barretos -SP - 17 3321.6600
© 2012 - CliqueContraOCancer . Todos os direitos reservados