Paciente IEP Institucional
Home   >>>   Prevenção e Detecção
 
Câncer Colorretal (Cólon, Reto e Intestino Grosso)
Câncer de Bexiga
Câncer de Cabeça e Pescoço
Câncer de Esôfago
Câncer de Mama
Câncer de Pele
Câncer de Próstata
Câncer de Pulmão
Câncer de Pâncreas
Câncer de Pênis
Câncer de Rim
Câncer de Testículo
Câncer de Tireóide
Câncer de Vulva
Câncer de Útero
Câncer do Estômago
Câncer do Fígado
Leucemia
Linfoma
Músculo-esquelético
Osteossarcoma
Retinoblastoma
Tumores da Família Ewing
Tumores de Sistema Nervoso Central (SNC)

Prevenção e Detecção


Podemos notar que atualmente houve vários progressos na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. A prevenção do câncer com exames que podem diagnosticar um câncer logo no seu início é muito importante para o processo de cura do tumor.

É comum ouvirmos pessoas dizerem que não fazem exames de rotina por medo de descobrir que têm câncer. Por meio de exames clínicos ou laboratoriais, em geral de realização rápida, os indivíduos são classificados em suspeitos ou não de ter câncer, são os chamados exames de rastreamento (screening).
Esses exames preventivos são realizados para detectar o câncer, mas a grande maioria das pessoas examinadas não apresenta a doença. Exames de rotina são importantes e, geralmente, trazem um grande alívio para as pessoas, principalmente para aquelas de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

Quanto antes qualquer doença seja identificada, principalmente doenças que põem em risco a vida das pessoas, maiores são as chances e as oportunidades de cura e também de sobrevida, com uma qualidade de vida melhor. Convém lembrar que o câncer não pára de se desenvolver só porque você não sabe ou finge não saber que ele existe.

A maioria dos exames preventivos não diz se você tem câncer ou não. O que eles fazem é indicar condições anormais, que podem ser causadas pelo câncer ou ainda que podem ser precursoras do câncer. Por isso mesmo são chamados preventivos.

O intuito é prevenir o desenvolvimento da doença e garantir as boas condições físicas e emocionais. Tudo o que desconhecemos costuma assustar muito mais do que aquilo que já nos é familiar. Mesmo um exame de prevenção de câncer bem realizado que tenha um resultado positivo pede, obrigatoriamente, uma investigação mais detalhada e completa. Exames adicionais podem ser realizados para encontrar a causa do resultado positivo e confirmar se o câncer está mesmo presente.

Veja bem, o câncer causado pelo cigarro ou tabagismo em geral e pelo consumo de bebida alcoólica pode ser plenamente prevenido. A prevenção de alguns tipos de câncer, que estão relacionados a hábitos alimentares e dietas, também é bastante viável.

Pesquisas científicas indicam que um terço das mortes por câncer, aproximadamente, estão relacionadas a neoplasias malignas causadas por fatores dietéticos. Câncer de pele pode ser prevenido pela proteção contra os raios solares. A realização de exames específicos pode detectar o câncer de mama, colo de útero, cólon, próstata, testículo, reto, língua, boca e pele em estágios iniciais, quando o tratamento é mais facilmente bem sucedido.Isto sem falar nos auto-exames de mama e pele que também podem resultar no diagnóstico precoce de tumores e facilitar o tratamento e o processo de cura do câncer.

A melhor prevenção é sempre estar atento às modificações de nosso organismo, consultar regularmente o médico, fazer os testes e exames que forem necessários e evitar hábitos que fazem mal à saúde, como o fumo e o álcool.


 
Comunidade Contra o Câncer
Twitter Facebook Orkut YouTube Contato

Rua Antenor Duarte Villela, 1331 - Bairro Dr.Paulo Prata - CEP 14784-400 - Barretos -SP - 17 3321.6600
© 2012 - CliqueContraOCancer . Todos os direitos reservados